terapia familiar
psicoacess
terapia familiar
Na abordagem familiar, a família é vista como um sistema. Cada membro tem a sua responsabilidade dentro dele e capacidade para influenciar o outro. A Terapia Familiar Sistêmica oferece uma oportunidade para as famílias se reorganizarem como um conjunto para prevenir conflitos desnecessário.

A terapia familiar é o acompanhamento psicoterapêutico destinado a todos ou alguns membros da família. Tem como objetivo principal conquistar ou reconstruir a harmonia na relação, contribuindo para que haja respeito, diálogo e resolução de problemas que afetam a relação familiar.
A terapia familiar sistêmica parte do conceito de que a família é um sistema e que todos os membros influenciam na dinâmica como um todo, não podendo ser entendidos como partes isoladas, são envolvidos os pais e os filhos, podendo também envolver avós, tios, primos e cunhados.
Nada mais comum do que as famílias passarem por diversos momentos de conflitos constantes ou mesmo de períodos estressantes, que passam a abalar as relações entre os membros.
Quando esse tipo de situação não pode ser solucionado pela própria família, então entra em ação a importância de contar com o auxílio de um psicólogo que ajude-a a encontrar a harmonia em casa e entre os participantes do sistema de novo.
Isso porque há problemas que podem ser muito mais complexos do que apenas os atritos entre o filho adolescente com os pais, como é o caso de brigas familiares que já duram anos ou mesmo brigas por questões de uma herança não recebida, partilha de bens, adoção, uma rixa de longa data. Pode existir conflitos por diferenças de personalidades e opiniões. Neste caso, é mais complicado acalmar as partes envolvidas porque nem sempre elas conseguem enxergar seus comportamentos problemáticos.
Como funciona a terapia familiar?
As sessões acontecem em grupo e os membros da família são incentivados a falar sobre o convívio e expressar seus sentimentos e frustrações. O diálogo é a principal ferramenta do atendimento terapêutico. Enquanto um se manifesta, a outra escuta pacientemente.
O exercício da empatia é encorajado para que um entenda o ponto de vista do outro e consiga mudar o seu comportamento.
A família pode escolher a maneira como se sente mais confortável para interagir. No primeiro encontro, o psicoterapeuta apenas explicará o funcionamento da terapia e questionará a motivação de cada familiar para estar presente.
A Terapia Sistêmica Familiar pode levar 1hora até 2 horas

CONSTELAÇÃO SISTÊMICA FAMILIAR
SAIBA MAIS

hipnose clínica
SAIBA MAIS

psicoaromaterapia
SAIBA MAIS

programação neurolinguística
SAIBA MAIS

TERAPIA DE CASAL
SAIBA MAIS

neuropsicopedagogia
SAIBA MAIS

perícia judicial
SAIBA MAIS

florais de bach
SAIBA MAIS