terapia de casal

psicoacess

terapia de casal

A terapia de casal pode ser considerada uma forma de acolhimento, num ambiente neutro, onde o casal pode expor suas questões, desabafar e construir saídas para as dificuldades e impasses. Aquelas longas conversas, que comumente acabam em brigas e acusações, são facilitadas através da psicoterapia.

A terapia de casal pode ser considerada uma forma de acolhimento, num ambiente neutro, onde o casal pode expor suas questões, desabafar e construir saídas para as dificuldades e impasses.

A rotina e os problemas em família (filhos, finanças, trabalho…), somados à falta de compreensão e de respeito pela individualidade do outro, fazem com que os companheiros percam a capacidade de diálogo. Divergências de pensamento e diferentes visões de mundo, quando muito acentuadas, podem acabar levando uma relação à crise.

Aquelas longas conversas, que comumente acabam em brigas e acusações, são facilitadas através da psicoterapia. O psicólogo, então, passa a fazer o papel de mediador, e de forma cuidadosa, elabora questionamentos e induz à reflexão, permitindo que o casal saia da zona de conflito e parta para a busca de soluções.

No entanto, uma boa relação conjugal não se baseia numa fórmula mágica que resolve todos os problemas num estalar de dedos. Por isso, um relacionamento pode ser bem complicado. Em certos momentos, o casal encontra-se perdido sobre o que fazer para melhorar a relação. E, nesses casos, poderia lançar mão da Terapia de Casal.

A Terapia de Casal funciona, sendo uma vertente da psicoterapia onde os casais buscam:

  • Identificar os problemas conjugais;
  • Metodologias que visam o bem-estar dos parceiros;
  • Expressar as opiniões sobre o relacionamento;
  • Lidar com questões, assuntos e situações que estão interferindo de maneira negativa
  • Mudança da percepção do outro dentro da relação;
  • Compreender as questões que mantém o problema;
  • Construção de um diálogo efetivo e respeitoso;

Por meio das técnicas apresentadas na terapia, o casal aprende a expor queixas, necessidades e problemas de forma assertiva. Assim também facilita a compreensão dos pontos de vista sobre impasses da relação. Desse modo, a terapia de casal se apresenta como ferramenta que auxilia na mediação e intervenção na resolução de problemas.

Além disso, num ambiente de sigilo, o psicólogo ajuda na identificação dos conflitos e atua como mediador. O casal aprende a compreender as demandas individuais, a sair da zona de conflito, e finalmente, passa a buscar soluções. A reflexão, geralmente, é feita por meio de questionamentos as vezes é necessária uma atitude mais diretiva do psicólogo. Pode haver casos em que sessões individuais sejam aconselhadas, para a resolução de questões pessoais de cada indivíduo

Em suma, a terapia de Casal é um conjunto de ferramentas baseado em estudos científicos, tendo assim demonstrado eficácia para intervenções em questões conjugais.

 

A Terapia de Casal funciona?

Esse é um questionamento que muitos casais em crise têm se feito. Essa pergunta está rodeada de esperança por uma vida a dois repleta de amor, respeito e cumplicidade.

A princípio, a construção de um bom relacionamento é realizada diariamente. Envolve investimento de ambos em muitas habilidades que configuram o que pode ser chamado de atitude de relacionamento.

Posteriormente, esse investimento envolve comunicação assertiva, engajamento em atividades prazerosas para o casal, flexibilidade, dentre outros.

Nesse caso, pode ser apontado algo que os cônjuges insistam em fazer e que esteja trazendo problemas para o relacionamento. 

Em síntese, o terapeuta busca desenvolver, junto aos cônjuges, repertório de relacionamento. Tal repertório envolve comunicação, negociação, alinhamento de objetivos, melhoria na vida sexual, dentre outros. 

 

As sessões podem durar cerca de 90min e de acordo com a disponibilidade do casal e a demanda, poderão correr até dois encontros por semanas.

redes sociais

5/5
5/5
5/5