Quem nunca se sentiu um pouco ansioso ao esperar uma resposta no WhatsApp? O aplicativo se tornou parte essencial da comunicação entre as pessoas. Mas, o que era pra trazer praticidade pode acabar trazendo desavenças em uma relação. É que quando a pessoa demora a responder, quem espera um retorno pode acabar entendendo a demora como desinteresse.
Mas será que, de fato, a demora para responder significa desinteresse? Para a psicóloga Alessandra Augusto, não necessariamente. Ela explica que a demora na resposta de perguntas cotidianas como um “como você está”, pode significar simplesmente que a pessoa está impossibilitada de responder naquele momento. “Acontece que esperar muito por um retorno acaba frustrando o que nós imaginávamos”.
Segundo a especialista, a demora a responder no WhatsApp não deveria ser ligado a um desinteresse dentro do relacionamento. “O retorno de uma mensagem não precisa ser, necessariamente, rápido. Respostas imediatas podem, inclusive, passar a impressão de que nós não temos nada para fazer e de que o outro se tornou minha prioridade. E isso gera insegurança em quem está enviando a mensagem a fim de receber um retorno rápido, pois ela fica ali criando várias expectativas”.
Quem está do outro lado também pode se sentir intimidado. “A pessoa passa a ter sobre si um peso, uma responsabilidade de estar ali, de pronto para responder. E aí cria-se um relacionamento com muitas exigências e expectativas. Ser o centro da atenção da vida do outro gera um grande desgaste”.
Alessandra explica que a demora a responder uma mensagem virou uma prioridade porque nós vivemos a era do imediatismo. “É mais valorizado quem me responde mais rápido. Além disso, quero minha internet mais rápido, quero que meu delivery chegue logo. Mas é preciso saber controlar essa frustração”.
Para a especialista, precisamos compreender que cada um tem seu tempo. “A pessoa precisa controlar suas expectativas, pois elas geram muitas preocupações. Eu posso estar caminhando em uma velocidade e o outro não. E isso não quer dizer que haja um desinteresse ou falta vontade de estar junto. Apenas quer dizer que aquela pessoa não acompanha minhas necessidades, pois tem um tempo próprio”.
Como não ligar para a demora a responder?
A psicóloga reforça a importância de não criar expectativas. “Quanto maior a expectativa, maior a frustração. Essa ansiedade pode, até mesmo, afastar uma pessoa legal, porque acabamos demonstrando que não temos nada para fazer além de estar ali, aguardando um retorno. E aí cria-se um peso, um compromisso de responder rápido”.
Ela explica que o ideal é aguardarmos com tranquilidade e buscar distrações para que a resposta da mensagem não se torne o centro das atenções. “Envie seu bom dia e simplesmente espere. Pense que a pessoa pode estar, de fato, ocupada e impossibilitada de responder”.
Alessandra adiciona que, em alguns casos, as mensagens durante o dia podem acabar atrapalhando o casal. “A gente tem que lembrar sempre que o outro tem uma rotina, de trabalho, de estudos. Por isso, alguns casais combinam horários para conversar, um momento em que os dois estejam disponíveis para se falar sem interrupções. Por fim, busque coisas para fazer, lembre-se sempre de que existe vida fora do WhatsApp”.
FONTE:
