Cuidado com o estresse mental

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria respondida por seus médicos associados mostra um aumento de até 25% nos atendimentos psiquiátricos e 82,9% do agravamento dos sintomas  de seus pacientes após o início da pandemia. Isto mostra como a chegada do coronavírus ao Brasil não mexeu apenas com a rotina das pessoas, como também com a saude mental.

”Temos percebido que a pandemia não é apenas infecciosa, mas tabém é uma pandemia de saúde mental. Com tantas fatalidades advindas da Covid-19,  a população tende a estar em um estado de alerta constante o que tem deflagrado sintomas anciosos e depressivos em muitas pessoas. Informar sobre saúde mental vai ao encontro da fragilidade emocional coletiva que o momento gera”, afirma o psiquiatra Higos Caldato, sócio fundador da Nutrindo Ideais.

O conceito de saúdeo mental está ligado à maneira como uma pessoa reage a desafios, mudanças e exigências da vida e, desta forma, como consegue equilibrar suas emoções. Manter o equilibrio emocional após mais de um ano de pandemia é fundamental para continuar passando por este momento da melhor maneira possivel.

”Ter em mãos dicas de como cuidar da saúde mental auxilia as pessoas agirem para prevenir doenças mentais, assim como ajuda na identificação de quando é o momento de pedir ajuda a um profissional da área. É muito benéfico as pessoas saberem que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física”, avalia a psicóloga Alessandra Augusto.

Estar munido de informações sobre como cuidar da saúde mental ajuda também a melhorar a produtividade no trabalho. ”Toda e qualquer dica que tenha um olhar voltado para o trabalhador é sempre muito valiosa para que ele possa se sentir encorajado a tirar o pé do acelerador, respirar e voltar sem se sentir culpado”, afirma Jorge Martins, especialista em RH e sócio da Bullseye Executive Search.

FONTE: jcnet.com.br /

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima